Coordenador : Valessa Leal Lessa de SÁ Pinto
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395117.2206.374497.15092023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos do Ensino Médio, discentes do Curso de Licenciatura em Física do INFES e professores de Física da rede pública de Santo Antônio de Pádua e proximidades.
Local de atuação: Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida e Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF)
Objetivo
Objetivo Geral: Apresentar as contribuições didáticas do uso da metodologia História e Filosofia das Ciências (HFC) no ensino da Física no Ensino Médio. Objetivos Específicos: • Identificar os principais problemas que os alunos têm para a compreensão da Física na Educação Básica; • Integrar as ciências humanas às ciências exatas através do ensino da Física; • Apresentar alternativas ao Currículo Mínimo de Física vinculadas à metodologia de HFC; • Formular e experimentar técnicas de ensino-aprendizagem envolvendo HFC com turmas do Ensino Médio, em especial turmas de 1º ano e 3º ano. • Divulgar práticas envolvendo a metodologia História e Filosofia das Ciências (HFC) no ensino de Física.
Resumo
Em vista das dificuldades que muitos alunos apresentam no estudo da Física na Educação Básica, o Projeto Ensino de Física com o emprego da História das Ciências tem o objetivo de ir ao encontro dos obstáculos encontrados no processo de ensino-aprendizagem desta ciência. O projeto visa desenvolver meios de auxiliar os alunos do Ensino Médio em suas dificuldades nas aulas de Física através do estudo da História das Ciências, com a realização de atividades motivadoras. A proposta é adotar tal metodologia alternativa, reformulando e reorganizando os componentes curriculares de acordo com a evolução do conhecimento humano. Tal prática tem a finalidade de, por meio da interdisciplinaridade, contextualizar as aulas da Física, tornando o estudo dos conceitos mais significativos, facilitando o entendimento dos conteúdos e, ao mesmo tempo, mostrando como a sociedade e a ciência evoluíram juntas ao longo do tempo. Esperamos que tal experiência contribua para o ensino da Física, proporcionando um momento agradável de aprendizagem e oferecendo conhecimentos significativos sobre os conceitos abordados.